A Mulher e a Instrução teológica
Por: Profª Marinácia Leal
O ministério das Mulheres não precisa ser limitado ao lar, mas deve sempre começar nele. E a partir daí demonstrarmos nosso amor a Jesus preparando-nos cada vez mais a fim de tomarmos a ofensiva na batalha, compreendendo claramente a declaração do Mestre que todo cristão (seja homem ou mulher) deve ser testemunha, proclamando o evangelho a todas as pessoas (At 1:8),entendendo nitidamente que não somos definidas apenas pelo que fazemos como esposas e mães mas também como filhas e servas de Deus, desse modo nossa identidade cristã se alicerça na fé que foi entregue aos santos, ou seja, no “creio” e não no “faço” , pois basear nossa fé apenas naquilo que fazemos é ter como alicerce algo sem estabilidade; necessário se faz termos uma pujante visão teológica sobre o Deus que servimos e seguimos, então nossas atividades familiares serão consequências de nossa fé e solidez da nossa teologia e isso começa com nosso entendimento sobre Deus.
Fazer teologia é algo “novo” para nós mulheres e apesar de nossas conquistas atuais, ainda há um longo caminho para percorrermos em decorrência da pouca participação da mulher nas principais atividades religiosas segundo a Bíblia, porém, vemos ao lermos os evangelhos que Jesus não se constrangeu em aproximar-se de nenhuma delas, de trata-las com dignidade e de dar-lhes a ordem de divulgar a boa-nova de Sua gloriosa ressurreição; a compreensão profunda desta atitude anima a muitas a seguirem pelas vias da teologia , área que até pouquíssimo tempo era ocupada apenas por homens.
Alguns veem nisso algo nocivo e desnecessário, no entanto, as Escrituras ensinam que Deus é o criador do intelecto e a fonte última de todo o conhecimento e de toda a sabedoria. Jesus insistiu na importância de amarmos a Deus não só com todo o coração, alma e corpo, mas também com todo nosso entendimento (Mt 22:37).
Sabemos que o Espírito Santo se encarregou de inspirar e levantar teólogos comprometidos com o Deus da Palavra e com a Palavra de Deus, e que todo o legado doutrinário que usufruímos hoje foi preservado por causa do zelo impetrado desses homens que formalizaram a fé por meio de credos, confissões e outras obras. Louvamos a Deus por cada um deles!!!!
Muitas de nós mulheres cristãs, temos recebido de nossa liderança o reconhecimento e incentivo nessa área, pois os mesmos são sabedores que o permanente surgimento de novos movimentos intelectuais e religiosos também exige de nós conhecimento dessas novas ideias e qualificação para poder debatê-las e combatê-las, para sempre comunicarmos algo relevante sobre as mesmas à luz das Escrituras e que a teologia é um instrumento indispensável para o saudável desenvolvimento da igreja.
Indubitavelmente compreendemos que isto não se alcança da noite para o dia, que não vem de graça e que não pode ser adquirido de qualquer maneira, há um contínuo de oração, consagração, meditação, leitura diária, estudo sistemático, horas de solidão, abdicações e amor desmedido a sabedoria e ao conhecimento...
Que a instrução teológica, considerada verdadeiros banquetes por nós recebida, nos torne mulheres humildes e de visão aguçada, dinâmicas, persistentes, direcionadas para frutificação, facilitadoras , com discurso e prática coerente fazendo com que a vida das pessoas possa mudar significativamente.
Sobretudo, e finalmente, que nosso desejo e petição sejam para conseguirmos aplicar a teologia à nossa vida. Se fracassarmos nesse intento, ela não será mais que mera futilidade.
Que o Senhor guie a nós “MULHERES” ao genuíno conhecimento de suas revelações, pelo Seu amor e para Sua glória!!!!