Vigiai!!
Por: Profª Marinácia Leal
VIGIAI ! Mc 13:37
A palavra de ordem de Jesus é Vigiai! Detalhe, a vigília aqui não tem o sentido de aguardar meio adormecido na sala de espera; nos versículos que antecedem, Jesus a deixou como obrigação caracterizando-a como função ativa e repleta de responsabilidade, pois esse dia será como a chegada de um ladrão; sua advertência é para todos: judeus, não judeus, cristãos e não cristãos, ímpios, ateus...
Lembremo-nos da ocasião do dilúvio, todos (exceto a família) desacreditaram de Noé, suas exortações veementes eram recebidas com zombaria e descrédito. Mas quando lemos Gn 7:5 “ E tudo fez Noé, segundo o Senhor lhe ordenara”. Vemos que ele foi abundante no obedecer. E esta obediência deve ser um exemplo para nós; não o vemos argumentar com Deus, o vemos cumprir integralmente o que foi ordenado, mesmo vivendo em meio a uma geração violenta e corrompida tal como a nossa.
E como Noé exortava naquela época, devemos nós obedientemente dizer para o presente século, vigiai!!!
A palavra do Senhor para nós hoje, que somos chamados de “luz do mundo e sal da terra” é enfatizar a necessidade de sermos exortadores dessa geração. Paremos para pensar!!! A luz não tem uma finalidade em si mesma, mas é indispensável para que se possa ver o mundo e os objetos ao redor, sua função é clarear e revelar o percurso a trilhar com segurança. Mas a luz que ofusca os olhos, perde o seu valor. Igualmente o sal quando fica insípido, era logo lançado nas estradas para ser pisado, pois sua função de fato é dar realce e fazer aparecer o sabor dos outros alimentos.
Sempre é tempo de examinarmos as nossas condições espirituais, se nossa fé é autêntica, se o Reino de Deus está instaurado em nós, ou se estamos fora dessa “arca” que Jesus construiu com o Seu próprio sangue.
Quando nós cristãos demonstramos de forma clara os feitos de Deus em nossas vidas, isto é sinal de obediência, na linguagem bíblica, o amor de Deus é aperfeiçoado em nós, nos tornamos o “Bom perfume de Cristo, Embaixadores de Deus” , como se falássemos em nome Dele, pois a evidência mais clara que o mundo pode ver como demonstração do poder do Evangelho é a maneira como vivemos.
A cruz é o meio de Deus para atingir o Seu objetivo, Ele quer que Seu filho tenha a primazia em tudo e que seja conhecido por toda a criatura; precisamos viver apercebidos, a cruz é uma palavra, mas existe uma mensagem que sai da cruz de Cristo, nos aproximemos da mesma com fé, humildade e obediência, vivendo em santa expectativa de Sua segunda vinda, a ordem é VIGIAI!
“Maranata, ora vem, Senhor Jesus!”
Profª Marinácia Leal