A EBD e a expansão da Igreja
Por: Profª Marinácia Leal
A EBD e a Expansão da Igreja
Todo estudioso da História da Igreja tem conhecimento de que a EBD nasceu evangelizando. Quando Robert Raikes decide, em Gloucester, na Inglaterra, alfabetizar crianças carentes de sua cidade, com certeza tinha convicção de que Deus haveria de dar-lhes um novo destino àqueles desamparados de sua comunidade; só não tinha ideia de que seu invento haveria de se transformar numa grandiosa forma de evangelizar não só infantes, mas também adolescentes, jovens e adultos.
Quando a igreja prega e ensina a Palavra de Deus, há sempre a resposta divina fazendo aquilo que o homem não tem condições de fazer: salvar, curar, libertar, batizar no Espírito Santo e efetivar o crescimento espiritual e numérico da igreja que é o grande desejo de todo genuíno cristão.
Décadas atrás carregávamos o estigma de sermos “excelentes parteiros e péssimos pediatras”, graças a Deus, esta realidade tem mudado, a passos meio lentos confesso, mas tem mudado!!!!
As lideranças da igreja têm entendido que não basta pregar o Evangelho e deixá-las “abandonadas” cuidando de seu próprio crescimento espiritual. Há, nas EBDs de hoje um estabelecimento de classes de discipulado integrada à sua igreja.
Sabemos que fazer discípulos, conforme o texto ( Mt 28:19,20) não é somente formar espectadores nem admiradores, mas formar pessoas comprometidas com os ensinos recebidos e consequentemente, com o Seu Mestre Jesus.
A igreja de Cristo do presente século não pode perder de vista o fim ensinado em Efésios 4:11-14, devendo se utilizar de todos os meios e metodologias bíblicos e pedagógicos para conduzir seus membros ao crescimento espiritual até que todos estejam em condições de assumir a obra do ministério.
Percebamos então que a EBD e a expansão da igreja vão caminhar sempre em situação de dependência um com o outro, a igreja sempre precisará da EBD para expandir e esta não existirá de modo efetivo desvinculada daquela. Que o Senhor da Seara permaneça ajudando a liderança da Igreja em todo nosso país a entender que um crescimento saudável passará, obrigatoriamente, por um ensino também saudável da Palavra de Deus.