Imagem de Dia da Esposa de Pastor  – 1º Domingo de Março

Artigo

Dia da Esposa de Pastor – 1º Domingo de Março

Por: Profª Marinácia Leal
Compartilhar:
Imagem de Dia da Esposa de Pastor  – 1º Domingo de Março 4 de mar. de 2021

 

Desde que foi instituída, e não se sabe ao certo em que época a nível nacional, todo 1º domingo de março as esposas de pastores são homenageadas com um dia especial!

Muitos são os verbos dedicados às características necessárias em uma mulher que se casa: amar a Deus sobre todas as coisas, amar e cuidar  do marido e dos filhos, zelar pela família, educar e educar-se, instruir, auxiliar, laborar... E destaque-se um detalhe relevante, as orientações bíblicas para as mulheres valem para todas as esposas seja de boiadeiro, gari, engenheiro, pecuarista, médico, agricultor, motorista, vendedor, cozinheiro, zelador... Pastor!!!  Cada uma com suas experiências e vivências , mas como Joanna Weaver (2014) nos diz “ a esposa do pastor ainda é uma mulher em contradição, tem a missão de Eva num mundo de serpentes, as lágrimas de Ana em igrejas  de Peninas e como diz o título do livro da autora citada , o coração de Maria num mundo de Marta” , forte não é???

Sabemos que a obra pastoral é nobre e exige muito dos pastores, I Tm 3:1-7 descreve suas responsabilidades, mas no versículo 11 sua esposa também é citada, e isso quer dizer que há uma obra que exige de cada uma certas qualidades. Então, mesmo cientes ou não disto, mulheres casadas com pastores enfrentam reveses únicos e é importante que nós suas ovelhas idôneas ou a caminho da idoneidade mantenhamos o compromisso de orarmos regularmente por elas, pelo seu casamento, seus filhos, seu lar, sua vida e ministério e que aliado a este ato entendamos que elas têm personalidade própria e que não são apêndices do pastor. Que elas têm um chamado que poderá ser ou não em conjunto com o do marido, que elas compartilham seu esposo com toda a igreja por “entenderem” que o pastor é sempre o 1º a ser chamado quando um membro ou congregado sofre um acidente, está em crise enfim...

Muitas vezes elas vivem expectações enganosas de si mesmas e dos demais, muitas labutam em tempo integral, assessoram encontros de noivos e ou casais, participam de atividades da comunidade, aconselham, ministram, louvam.... Na maioria das vezes precisarão ser lembradas que a única expectativa que verdadeiramente importa é a do Pai Celestial.

Vivem sob ambiguidades, algo que é típico do ministério, lidam com a solidão, a renúncia de um membro de confiança, com dificuldades financeiras, com a falta de compaixão, de integridade, com perfídias... E apesar de tudo estarão incapacitadas de compartilhar esses acontecimentos e seus efeitos ou tratá-los com outras pessoas da igreja!

Não destaquei que TODAS passam por processos assim, algumas esposas de pastores desfrutam de uma comunidade atenciosa, diferenciada, mas não perfeita! E independente destas características distintas, TODAS as mulheres casadas com pastores têm em comum, assim como eu e você , a justiça de Cristo, e esta não se obtém pela forma como se delineia aos padrões dos outros, de quanto gasta, de sua presença e ou frequência na igreja, de seu nível de conhecimento das Escrituras, de suas habilidades... Se ela confiou em Cristo para sua salvação, no tribunal divino o veredicto foi dado,  seus erros e pecado foram colocados  em Jesus e Deus deu a elas a Justiça de Cristo, recebendo então o veredicto de filhas justas e amadas.

Nossos cumprimentos calorosos às “Pastoras” que no cotidiano dos espaços seja do lar, da igreja, da instituição escola e de tantos outros lugares, exercem esse chamado no cuidado, apoio, solidariedade, ensino e promoção de esperança.... Como um valor necessário e agregado oferecido à comunidade eclesial e à sociedade.

Perfil

Profª Marinácia Leal
Doutoranda em Educação.
Bacharel em Teologia .
Pedagoga com Especialização em Coordenação Pedagógica.
Pós-graduada em Missões Transculturais, Docência Online, Geografia, História Social Contemporânea e Educação Cristã.
Graduanda em Direito.
  •